O sistema de autoatendimento a todos os beneficiários titulares do Saúde Caixa, AutoSC, está disponível na INTERNET.

O sistema possibilita:

– Realizar pedido de reembolso de despesas médicas e odontológicas;
– Realizar inscrição no programa de medicamentos especiais;
– Visualizar e enviar por email o cartão de identificação;
– Incluir, excluir, alterar dados cadastrais e renovar beneficiários;
– Solicitar autorização prévia de procedimentos;

O endereço de acesso ao AutoSC na internet é https://autosc.caixa.gov.br/

Para acessar o AutoSC o beneficiário necessita atender a apenas dois requisitos:
a) ser titular do Saúde CAIXA;
b) estar cadastrado no Portal do Saúde CAIXA, a mais de um dia;

Vale frisar que o Portal e o AUTOSC possuem senhas e login próprios.

Para acessar o Portal do Saúde Caixa, deve ser utilizada a matrícula com dígito, já o login do AUTOSC deve ser utilizado com Cxxxxxx, sendo xxxxxx sua matrícula sem dígito verificador.

O contato com o Saúde Caixa pode ser efetuado através do Autoatendimento, Atendimento on-line e Fale conosco, (disponível no Portal), e através do telefone 08000956094 que funciona 24 horas.

 

Autorização Prévia e Reembolso Odontológico

O  Saúde Caixa prevê o reembolso sobre os procedimentos relacionados a próteses, implantes dentários e aparelhos ortodônticos, na modalidade “Livre Escolha”, mas que tais procedimentos requerem autorização prévia e estão sujeitos à tabela abaixo divulgada:

DESCRIÇÃO e VALOR MÁXIMO DE REEMBOLSO

01- Elemento estético em porcelana – R$ 790,00

02- Elemento metálico pôntico – R$ 410,00

03- Prótese parcial removível – R$ 840,00

04- Prótese total – R$ 770,00

05- Ortodontia corretiva (Incluído as taxas de manutenção) – R$1.500,00

06- Aparelho preventivo (Incluído as taxas de manutenção) – R$ 500,00

07- Placa interoclusal – R$ 500,00

08- Prótese total imediata – R$ 770,00

09- Implante dentário (fase cirúrgica) – R$1.000,00

10- Implante dentário (fase protética) – R$1.300,00

11- Elemento estético em cerômero – R$ 480,00

O custeio prevê duas fases, uma de solicitação de autorização prévia e outra de solicitação de reembolso.

É vedado o reembolso para procedimento odontológico ou aquisição do produto de saúde sem a concessão da autorização pela CAIXA.

 

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Passo-a-passo para solicitação de autorização prévia odontológica:

1 – Agende consulta com o profissional de sua escolha.

2 – Obtenha os exames solicitados pelo profissional que o atende.

3 – Solicite ao profissional que preencha um dos laudos, de acordo com a indicação do seu caso;

4 – Fotografe ou digitalize os laudos e exames – principalmente as radiografias – quando exigidas (preferência pela fotografia com câmera digital, colocando o documento ou a radiografia em cima de uma folha branca de papel em local bem iluminado/sobre uma luz).

5 – Cadastre sua solicitação diretamente no AutoSC , anexando os documentos digitalizados;

6 – Aguarde pela análise, pois sua solicitação é encaminhada diretamente para Profissional Dentista auditor, que avalia e emite ou não a autorização prévia, com retorno direto ao titular por meio do e-mail cadastrado no ato de sua solicitação; O acompanhamento é direto no AutoSC em Processos > Consultar Processos (preencher matrícula ou número do processo gerado na solicitação)

7- Titular recebe em seu e-mail cadastrado a autorização prévia e entrega o documento ao profissional assistente;

8- Após conclusão do tratamento, solicitar ao profissional a nota fiscal/recibo e Declaração de Conclusão do Tratamento (MO 21082).

Documentos obrigatórios que devem ser anexados ao processo no AutoSC para autorização prévia:

– Relatório do profissional assistente, contendo a justificativa do tratamento, técnica, material e dente ou região;

– Exames radiográficos e laudo;

– Outros documentos solicitados pela GIPES ou empresa de auditoria contratada.

Algumas informações importantes para que a solicitação de autorização prévia seja analisada com celeridade:

– O relatório do dentista assistente deve ser detalhado, com informação do dente a ser tratado, técnica e material, tipo de aparelho (no caso de ortodontia);

– O RX deve conter a identificação do paciente, dente ou região e a data de realização, além de estar nítida e passível de visualização.

– Não serão autorizados procedimentos já iniciados ou concluídos.

Antes da realização do procedimento odontológico ou aquisição do produto de saúde é necessária a solicitação de autorização, vale ressaltar que apenas o titular do plano pode obter a autorização prévia.

 

COMO SOLICITAR O REEMBOLSO

Passo-a-passo para solicitação de reembolso odontológico:

1 – Após a conclusão do tratamento, solicite ao profissional o Recibo ou a Nota fiscal correspondente ao pagamento efetuado. (No caso de tratamento ortodôntico, após a instalação do aparelho.)

2 – Preencha o formulário MO21013

3 – Solicite ao profissional que preencha e assine o formulário MO21082. Assine você também o formulário após o preenchimento.

4 – Fotografe ou digitalize os documentos, preferência pela fotografia com câmera digital, colocando os documentos em cima de uma folha branca de papel em local bem iluminado/sobre uma luz.

5 – Cadastre seu pedido de reembolso diretamente no AutoSC , anexando os documentos digitalizados;

6 – Aguarde pela análise, pois sua solicitação é encaminhada diretamente para Profissional Dentista auditor, que avalia a pertinência do reembolso, com retorno direto ao titular por meio do e-mail cadastrado no ato de sua solicitação; O acompanhamento é direto no AutoSC em Processos > Consultar Processos (preencher matrícula ou número do processo gerado na solicitação)

7- Titular acompanha crédito do reembolso em conta de depósito

Documentos obrigatórios que devem ser anexados ao processo no AutoSC:

– Declaração de Conclusão do Tratamento Odontológico ou Instalação em Ortodontia – Saúde CAIXA (MO 21082);

– Nota fiscal ou recibo, com a descrição detalhada dos procedimentos realizados,como dente, face, região, material utilizado, tipo de aparelho (no caso de ortodontia), valor total e valor unitário de cada procedimento.

Algumas informações importantes para que o pedido de reembolso seja analisado com celeridade:

– A Declaração de Conclusão do Tratamento Odontológico ou Instalação em Ortodontia (MO 21082) deve estar preenchida e assinada pelo dentista assistente e pelo beneficiário.

– A nota fiscal ou recibo deve ser apresentada numerada, em nome do titular do Saúde CAIXA conter a descrição dos procedimentos realizados, dente, material utilizado, tipo de aparelho (no caso de ortodontia) e valor discriminado por procedimento. Não será aceito documento fiscal onde conste apenas “tratamento odontológico”.

Ressalta-se que dos valores de reembolso, especificados na tabela, 20% será descontado como co-participação, e, para ser ressarcido (desde que autorizado) é necessário seguir as Instruções de Reembolso.

Em caso de dúvidas de acesso, envio de documentos e outras solicitações, utilize o Fale Conosco.